Vou te contar porque é consciência negra e não humana…
O feminicídio contra mulheres negras aumentou 54% enquanto contra mulheres brancas caiu 9,8%. Não queremos que matem mais mulheres brancas. Queremos que o índice de feminicídio contra mulheres negras também caia. E sabe porque isso não acontece? Porque além de mulheres, são negras. A violência contra mulher negra é maior do que contra mulher branca.
Sabe porque não é consciência humana? Porque homens negros ainda são tratados como suspeitos de serem bandidos pelo fato de serem negros. O imaginário brasileiro diz que um homem branco correndo na rua está com pressa, um negro é bandido. E sabe porque isso acontece? Porque são negros.
Sabe porque não é consciência humana? Porque a estética negra ainda é depreciada. O cabelo do negro ainda é considerado ruim e pessoas tem a autoestima baixa pelo fato de serem negras. Sabe porque isso acontece. Porque são negras.
Sabe porque não é consciência humana? Porque as religiões de matrizes africanas ainda sofrem violência por fazerem parte da cultura negra. E sabe porque isso acontece? Porque é de origem negra.
Sabe porque a consciência é negra e não humana. Porque negros sofrem violência e discriminação em pleno século XXI pelo simples fato de serem negros. Por isso, precisamos mostrar que a luta continua, que a valorização é necessária e introjetar na cultura nacional que o negro também tem seu valor, que também precisa de respeito e a discriminação precisa acabar.
A consciência é negra porque precisamos mostrar que a discriminação existe e este cenário precisa ser mudado. Não podemos abraçar uma ideologia de igualdade racial que não existe. Precisamos reconhecer que somos racistas e mudar isso.