Ribeirão Preto agora tem o Dia Municipal da Mulher Negra

exposicao_poder_feminino_divulgacao-20160503
Arquivo Revide/Ellen Carolina Faria
A data representa, na atualidade, a luta contra a condição de opressão de gênero e racial e étnica

Ribeirão Preto tem agora, no calendário oficial da cidade, o Dia Municipal da Mulher Negra, comemorado em 25 de julho, mesma data do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

Projeto foi feito em parceria com o vereador Luciano Mega (PDT), os movimentos sociais e coletivos de Ribeirão, como Abayomi e Rejume, teve também como uma das protagonistas Silvia Diogo, coordenadora da Ong Casa da Mulher.

“[A data] representa, na atualidade, a luta contra a condição de opressão de gênero e racial e étnica em que vivem estas mulheres. Foram mais de 300 anos de escravidão no nosso país e faz aproximadamente 130 anos que isso terminou”, comenta Mega.

Frisar uma data como essa no calendário oficial é uma forma de manter viva na memória das pessoas as atrocidades cometidas em nosso país, de acordo com o vereador. “Ribeirão Preto reconhece, com essa comemoração, a força da mulher negra”, diz.

Silvia discursou na Câmara no dia da sessão que estabeleceu a data. Na fala, ela destacou as dificuldades que mulheres negras passam,  principalmente o racismo. Teve de responder, inclusive, a um vereador, o porquê de ela não estar interessada no dia da mulher ruiva.

“A celebração do Dia Municipal da Mulher Negra é extremamente relevante por valorizar contribuições políticas, intelectuais, econômicas e socioculturais no processo histórico que elas tiveram”, finaliza.

 

Fonte: revide.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s