Falta de referências entre crianças brancas aumentam o preconceito

referencia-para-crianças-negras

“É sempre assim mãe, mas eu não me importo, gosto de brincar sozinha”, Ayo de 4 anos respondeu à sua Ana Paula.

Crianças brancas gostam de estar perto de pessoas parecidas com elas ou parecidas com os seus brinquedos e personagens dos seus shows favoritos na TV e na Internet. Uma criança branca que brinca com uma boneca da Moana ou Tiana, personagens da Disney, dificilmente terá preconceito com uma criança negra, porque a referência positiva se criou pelo amor a um brinquedo de cor diferente.

Pais brancos e educadores têm o dever de incluir a diversidade na hora da diversão e educação dos pequenos e pequenas. Quem não incluir racismo na pauta da formação de um “cidadão de bem”, está falhando.

Princesas, no caso negras, que algumas mães brancas têm o privilégio de enxergar como fúteis, são essenciais para essa normatização da presença negra em espaços dignos. O mesmo vale para os heróis negros.

Veralinda Menezes, que tem um projeto literário da Violeta, uma princesa negra inspirada em sua filha Sheron Menezes, me deu durante uma entrevista, uma definição sobre a importância da fantasia e da representatividade no universo infantil, muito certeira.

As crianças negras veem a colega branca igual a todos os personagens desse universo e fica sem referência.  Ou seja, a amiguinha branca tem cara de princesa e ela não. E a amiguinha branca, com o tempo vai achar que aquela menina negra está no lugar errado, ou que ela é feia ou inferior, lhe atribuindo menos valia”.

Já passou da hora dessa mentalidade de branco lindo e negro feio acabar. Nossos, avós, pais e nós mesmos, já sofremos com isso. Não dá mais para esperar, temos pressa.

Fonte: Mundo Negro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s