
Espetáculo narra encontro fictício entre os dois líderes na luta contra opressão aos negros
Um encontro fictício, no teatro, entre Martin Luther King Jr. (Rodrigo França) e Malcolm X (Izak Dahora), dois ícones americanos na luta contra a opressão de cidadãos negros, vem despertando discussões sobre a discriminação racial. A peça “O encontro — Malcolm X e Martin Luther King Jr.” aborda as diferentes ideias e estratégias dos dois líderes.
Na versão brasileira do espetáculo, uma adaptação do texto do americano Jeff Stetson, a direção musical fica a cargo do ator e cantor Sérgio Loroza. Os filhos dele, Luiza e João, também fazem parte do projeto, como assistentes de direção e de direção musical, respectivamente.
Embora se passe em meados do século passado, período em que a luta pelos direitos civis fervilhava nos Estados Unidos, Loroza, que mora com a família no Recreio, acredita que a trama é bastante atual.
— A situação dos Estados Unidos naquela época tem diferenças em relação à do Brasil de hoje, mas tem ainda mais semelhanças, infelizmente. É necessário estarmos ligados para seguir de onde eles pararam. Senão, vamos viver tudo de novo, e não podemos mais perder este tempo — diz.
Filha mais velha de Loroza, Luiza, de 22 anos, destaca as diferenças entre as duas figuras históricas.
— O Martin era mais calmo, tinha falas mais conciliatórias; já o Malcolm tinha uma estratégia mais de luta, de expor os erros da supremacia branca, os males causados à população negra. A peça imagina um encontro que todo mundo do movimento negro esperava muito que acontecesse, pois eles tinham posicionamentos bem diferentes, mas o mesmo objetivo: uma sociedade sem discriminação — reforça.
João, de 18, ajuda a ambientar as cenas. Para isso, lança mão de muito jazz, com clássicos de Billie Holiday e Nina Simone. Trabalhando pela primeira vez em um espetáculo teatral, ele garante estar gostando da experiência ao lado da família:
— Precisamos estar unidos, fazendo nosso trabalho. Eu me sinto em casa discutindo as coisas relacionadas à peça.
“O encontro — Malcolm X e Martin Luther King Jr.” fica em cartaz até 4 de novembro, com sessões de quinta a domingo no Teatro Sesi (RJ), no Centro. O ingresso custa R$ 40.
Fonte: O Globo
Um comentário em “No Rio, Sergio Loroza e os filhos refletem sobre discriminação em ‘O encontro — Malcolm X e Martin Luther King Jr.’”