Torre de TV recebe grande celebração cultural afro-brasileira neste domingo

Levando a musicalidade da cultura afro-brasileira, o Projeto Folha Seca completa 2 anos de trabalho neste ano de 2019. Para comemorar, o Projeto promove um evento com diversas vivências culturais de matriz africanas aberto a todo o público de Brasília gratuitamente.

O Folha Seca foi idealizado pelo percussionista Marcos Valente. Suas raízes musicais vem de sua ancestralidade. Nascido para tocar tambor, Marcos vive a percussão desde criança. No Rio de Janeiro, tocando bateria e engajado nas escolas de samba. Em Brasília, se encontrou nos terreiros de matriz africana, onde foi “feito” com o cargo de Ogã, o “tocador de tambor” do terreiro.

Incentivado por seus Mestres Mioju, Ogã mais velho no terreiro, e Olodun, mestre de capoeira, Marcos Valente iniciou a caminhada como professor de percussão afro-brasileira. “As pessoas queriam aprender os fundamentos, aprender os toques e não tinha quem ensinasse. Principalmente mulher porque dentro do fundamento do candomblé mulher não toca. Muitos não têm paciência pra ensinar, aí diversos Ogãs de outras casas vieram aprender comigo porque o mais velho de lá não teve paciência de ensinar como o meu mais velho teve. Aí resolvi fundar o projeto”, afirmou o professor de percussão.

Hoje, o projeto vai além da religiosidade de matriz africana. O Folha Seca ensina o fundamento, a ancestralidade, a cultura e, por vezes, a história afro-brasileira por meio da percussão. É a cultura popular afro-brasileira ensinada pelos tambores. Uma forma divertida e cativante de ensinar e quebrar os paradigmas do preconceito. Uma forma de demonstrar a beleza da cultura negra e o respeito que ela prega pelos mais velhos e mais experientes. Com grandes demonstrações de respeito aos seus mestres, Marcos sempre pede permissão a eles e os envolve em seu trabalho.

O Projeto Folha Seca atende cerca de 50 alunos e desenvolve, em média, 3 apresentações por mês. No próximo domingo (6), na Torre de TV a partir das 14h, será comemorado os 2 anos do Projeto com apresentação de seus alunos, além de apresentações de parceiros como a capoeira, com o mestre Olodun, Maculelê com Raízes do Brasil, roda de samba com Sambadeiras de Bimba.

Serviço:

Comemoração Projeto Folha Seca 2 anos: Celebração. Ancestralidade. Cultura

Data: 06/10/2019

Local: Feira da Torre de TV

Horário: das 14h às 19h

Contato: Marcos Valente 98151-1700

Programação:

14h00 – ABERTURA DO EVENTO,

14h30 – APRESENTAÇÃO ALUNOS DO PROJETO FOLHA SECA TOCANDO MELHOR DA MUSICALIDADE AFRO-BRASILEIRA

—————————————-

15h30 – VIVÊNCIA DA MUSICALIDADE NA CAPOEIRA – CAPOEIRA DE ALMA COM MESTRE OLODUN

—————————————-

16h00 – APRESENTAÇÃO MACULELÊ – RAIZES DO BRASIL COM MESTRE BANJO

—————————————-

16h30 – APRESENTAÇÃO SAMBA DE RODA – SAMBADEIRAS DE BIMBA COM FERNANDA MACHADO

—————————————-

17H30 E NOS INTERVALOS

DJ MIOJU (BARRACÃO) – SAMBA, CÔCO, AXÉ, MARACATU E MUITO MAIS!

—————————————-

19H00

ENCERRAMENTO DO EVENTO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s