TSE aprova cota para negros no fundo eleitoral

Após anos de luta, na última terça-feira (25/08) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolveu votar a favor de cotas do Fundo Eleitoral para negros. A decisão, no entanto, não vale para as eleições municipais deste ano de 2020. A mudança nas regras passa a valer para as eleições de 2022.

O TSE resolveu aplicar regra similar para a propaganda eleitoral gratuita na TV e rádio.

Após o voto do presidente do Tribunal, Roberto Barroso, defensor da tese, acompanharam o voto favorável os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Og Fernandes, Luis Felipe Salomão e Sérgio Banhos. O único voto contrário foi do ministro Tarcísio Vieira de Carvalho.

O ministro Og defendeu a tese afirmando que o Legislativo se omite nas discussões de medidas em defesa da população mais vulnerável.

O TSE avaliou a proposta a partir de uma consulta apresentada pela deputada Benedita da Silva (PT/RJ). A parlamentar solicitou ao TSE a aplicação aos negros do mesmo entendimento segundo o qual o Superior Tribunal Federal (STF) obrigou os partidos a aplicarem ao menos 30% do fundo eleitoral para candidaturas femininas.

Após essa vitória, o próximo passo precisa ser segmentar as vulnerabilidades aplicando cotas para mulheres negras tanto de reserva de vagas quanto de fundo eleitoral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s