
Meio-campista da Seleção Brasileira teve as redes sociais tomadas por ofensas
Fernandinho foi alvo de ataques racistas nas redes sociais, após a eliminação do Brasil da Copa do Mundo na Rússia, na última sexta-feira, 6, na disputa contra a Bélgica.
Autor do gol contra na derrota por 2 a 1 pelas quartas de final do Mundial, o meio-campista foi chamado de ‘macaco’ no Twitter e no Instagram, sendo apontado como o maior culpado pela desclassificação da Seleção Brasileira.
“Fernandinho macaco preto”, dizia uma das mensagens. “Vai se f*, negro macaco filho da p*. E se não gostou da publicação, vem e dá em mim”, disparou outro internauta. “Isso é culpa do macaco do Fernandinho”, completou um terceiro seguidor.
Além do gol contra, o jogador falhou na marcação na jogada que terminou com o gol de De Bruyne, o segundo dos belgas, e errou diversos passes. No entanto, nada é motivo para desrespeito e crime como injúria racial.
Segundo o artigo 140 do parágrafo 3 do Código Penal Brasileiro, ofender a honra de qualquer pessoa com a utilização de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem pode resultar em ação penal por injúria racial.
Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado. A denúncia pode ser feita por e-mail (ouvidoria@seppir.gov.br), por telefone (0xx61 2025-7001 / 7002 / 7003 / 7004 / 7005) ou de forma presencial (endereço: Esplanada dos Ministérios, bloco A, 9º andar, CEP 70.054-906 – Brasília).
Após análise, será aberto um procedimento administrativo e a ação é encaminhada aos órgãos responsáveis pela identificação, apuração e responsabilização dos autores do delito.
A denúncia deve conter dados pessoais do denunciante, descrição dos fatos com o nome dos agentes e das vítimas, se for possível identificá-las; boletim de ocorrência e, se possível, fotos e gravações.
Fonte: Catraca Livre