Fernandinho é alvo de ataques racistas após eliminação do Brasil

fernandinho-alvo-ataques-racistas-derrota-copa-450x242
Foto: Instagram
Meio-campista da Seleção Brasileira teve as redes sociais tomadas por ofensas

Fernandinho foi alvo de ataques racistas nas redes sociais, após a eliminação do Brasil da Copa do Mundo na Rússia, na última sexta-feira, 6, na disputa contra a Bélgica.

Autor do gol contra na derrota por 2 a 1 pelas quartas de final do Mundial, o meio-campista foi chamado de ‘macaco’ no Twitter e no Instagram, sendo apontado como o maior culpado pela desclassificação da Seleção Brasileira.

“Fernandinho macaco preto”, dizia uma das mensagens. “Vai se f*, negro macaco filho da p*. E se não gostou da publicação, vem e dá em mim”, disparou outro internauta. “Isso é culpa do macaco do Fernandinho”, completou um terceiro seguidor.

fernandinho-foi-alvo-de-ataques-racistas-nas-redes-sociais

Além do gol contra, o jogador falhou na marcação na jogada que terminou com o gol de De Bruyne, o segundo dos belgas, e errou diversos passes. No entanto, nada é motivo para desrespeito e crime como injúria racial.

 

Segundo o artigo 140 do parágrafo 3 do Código Penal Brasileiro, ofender a honra de qualquer pessoa com a utilização de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem pode resultar em ação penal por injúria racial.

Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado. A denúncia pode ser feita por e-mail (ouvidoria@seppir.gov.br), por telefone (0xx61 2025-7001 / 7002 / 7003 / 7004 / 7005) ou de forma presencial (endereço: Esplanada dos Ministérios, bloco A, 9º andar, CEP 70.054-906 – Brasília).

Após análise, será aberto um procedimento administrativo e a ação é encaminhada aos órgãos responsáveis pela identificação, apuração e responsabilização dos autores do delito.

A denúncia deve conter dados pessoais do denunciante, descrição dos fatos com o nome dos agentes e das vítimas, se for possível identificá-las; boletim de ocorrência e, se possível, fotos e gravações.

Fonte: Catraca Livre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s