Atriz Dani Ornellas é chamada de ‘preta macumbeira’ por proprietária da casa onde mora

dani_ornellas
Imagem: André Wanderley

Intérprete da Mãe Simone de Oxum em “Malhação”, a atriz Dani Ornellas ensinava uma reza de Xangô ao filho Moreno, de 7 anos, ontem, em casa, quando foi atacada pela proprietária do imóvel onde mora, na Zona Sul. “Ela estava fazendo uma reforma na casa de baixo da minha e começou a gritar com o pedreiro, dizendo que música de preto macumbeiro não podia tocar ali”, conta. “Fiquei tão indignada que fui falar com ela, com o gravador em mãos, para registrar aquele absurdo. Ela repetiu. E eu disse ‘Engraçado que o dinheiro de ‘preto macumbeiro’ que paga seu aluguel há 10 anos, você aceita, né?'”.

Profunda estudiosa da filosofia e da pedagogia africanas, Dani, de 39 anos, não deixou barato. Foi à 7ª Delegacia de Polícia Civil, em Santa Teresa, no Rio, acompanhada dos advogados Ricardo Brajterman e Rodrigo Mondego, e fez um B.O. por racismo e intolerância religiosa.

“Quando cheguei à delegacia, por uma triste ironia, a TV do delegado estava ligada na ‘Malhação’. Contei para ele que, na ficção, minha personagem quase foi assassinada por intolerância religiosa, crime que também me levava até ali”. Segundo a atriz, a proprietária do imóvel que a atacou já tinha feito isso antes. “Fui tolerante durante muito tempo porque ela é uma pessoa de idade. Mas meu filho começou a chorar com as barbaridades que ela dizia. Gravei tudo e postei nas redes sociais. Mas fui orientada pelos meus advogados a tirar”.

Ao conversar com a coluna, Dani estava muito tocada. “O mais duro é ter de explicar para uma criança de 7 anos que esse ódio todo que essa senhora sente é fruto de um racismo histórico, que até hoje não foi resolvido e talvez nunca seja”, diz. “Tenho certeza que só fui prontamente atendida na delegacia por ser uma atriz conhecida e estar acompanhada de dois advogados brancos”. Até quando, gente?

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s